quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Coisa profundamente irritante nº 2 - Transitar nos passeios

Ora toda a gente sabe que andar a pé no meio da estrada faz mal à saúde... Quer por causa dos sustos das buzinadelas, quer devido às consequências de levar com um carro em cima, quer por outras situações igualmente drásticas. Sendo assim, criou-se aquela bela coisa chamada de passeio! Excelente ideia! Só que eu pessoalmente continuo a preferir andar a pé no meio da estrada, porque andar nos passeios é quase como andar na selva. E eu não me sinto preparada para isso, talvez fosse melhor frequentar um curso onde ensinassem a fazê-lo. Eu tento, mas quando dou por mim já estou outra vez no meio da estrada.

Primeiro, cocó de cão... temos de estar sempre atentos! E eu não sou uma pessoa muito atenta, ando sempre a pensar no dia de ontem. Ainda se fosse verdade aquilo de dar dinheiro, mas não me parece.

No entanto, para mim este é o menor dos males, uma vez que os cães nós consideramos irracionais, mas e os racionais? O que os racionais fazem é que é mesmo profundamente irritante. Daí ter deixado para o fim, é sempre bom deixar o melhor para o fim! Os racionais ocupam o suposto espaço dos peões com os seus automóveis, porque se deixarem no meio da estrada, os outros automóveis não passam. E eu, como é que passo? E eu desloco-me pelas próprias pernas e quem não se desloca, como é que passa?

E as escarretas? Conseguirei eu continuar o meu percurso pelo passeio depois de um senhor extremamente delicado ter lançado nele uma valente escarreta mesmo à minha frente? Ou preferirei eu o risco da estrada? E as pessoas paradas no meio do nosso caminho a falar sobre a vida (delas mas principalmente sobre a dos outros/as)? E os homens à porta dos cafés, que ficam a olhar com cara de parvos (não têm outra é verdade) e a mandar bocas quando nós temos de passar por eles? E as pessoas que estão a lavar a escada e despejam a água cheia de detergente no passeio? E o carteiro lá da rua que deixa o carrinho das cartas entre o carro estacionado em cima do passeio e a parede, e eu se quiser que passe por cima?

Não me venham dizer que não é preciso ter estado na guerra para conseguir andar nos passeios, não me venham dizer que não somos obrigados a andar no meio da estrada, correndo os sérios riscos que atrás referi, porque andar nos passeios é realmente uma coisa profundamente irritante!

Sem comentários:

Enviar um comentário