terça-feira, 28 de setembro de 2010

Coisa profundamente irritante nº 9 - "Há piores que nós..."




Não sei se é o caso de quem me está a ler, mas anda por aí muito boa gente, muito contente, apesar de poder ter um problema aqui e outro ali, por resolver, pois sabem que existe quem esteja pior do que elas. Não lhes interessa se estão ou não satisfeitas com a sua vida, com o seu emprego, com a vida amorosa ou seja lá com o que for ou se há algo que poderiam mudar para ficar melhor, pois a única coisa que precisam para ser felizes é de saber que existem piores que elas.

Pois para mim, esta é uma perspectiva triste e... parva. Acho bem melhor olhar para frente e dizer: Não estou mal, mas há quem esteja melhor e eu também lá hei-de chegar. Porque, quer-me cá parecer, quando deixar de ter este tipo de pensamento, "arrumo as botas". Também me faz muita confusão ter de me conformar com os meus problemas só porque há quem os tenha mais graves que eu. Não! O que eu quero é resolver os meus, é estar melhor. É cansativo não ser conformista, nunca estar satisfeita, ter sempre novos objectivos e depois de alcançados já estar a pensar noutros, mas deve ser bem mais doloroso o tédio de me sentar no sofá sem fazer nada e dar graças ao senhor por não estar tão mal como uns quantos que vêm atrás de mim. Para mim isto não só me entedia, como me irrita... profundamente!

Não fui buscar isto à toa, tive ao longo da vida de levar muitas vezes com este discurso conformista e provavelmente ainda hei-de levar mais vezes. Sempre que me fartar da vida que tenho e quiser arriscar.

Sem comentários:

Enviar um comentário